Escritora Cecília Meireles

Cecília Benevides de Carvalho Meireles (1901–1964) foi um dos mais importantes poetas brasileiros, reconhecida por sua sensibilidade lírica e profundidade existencial. Também atuoso como educadora, jornalista e pintora, contribuindo significativamente para a cultura e literatura do Brasil. 7 de novembro de 1901, Rio de Janeiro, Brasil. Cecília perdeu os pais muito cedo (o pai antes de seu nascimento e a mãe aos três anos) e foi criada por sua avó materna. Esse início de vida marcado pela perda influenciou sua obra, que frequentemente aborda temas como o tempo, a morte e a transitoriedade. 

Obras Publicadas em Destaque

Venda no site Amazon clique na foto O Menino Azul(1979, póstumo) Viajando pelo mundo do imaginário, este livro conta a história de um menino que está à procura de um burrinho para ser seu amigo em todas as horas. O menino imagina e descreve esse companheiro de aventuras com muitas características. Depois, como que num anúncio, é dito ao leitor que quem souber de um burrinho assim pode escrever ao Menino Azul. Com sua poesia leve e sensível, Cecília Meireles descreve os anseios da criança em conhecer tudo aquilo que é novo. O menino quer mais do que apenas um animal de estimação. Ele quer um amigo para que conversem, aprendam o nome das coisas, inventem histórias e descubram juntos o imenso jardim que é o mundo. As ilustrações de Camila Carrossine nessa nova edição caracterizam bem o mundo da imaginação pelo qual o menino passeia, mantendo a suavidade que interage muito bem com os versos do poema.

Venda do livro no site Amazon clique na foto Escolha o Seu Sonho: Cecília Meireles é inigualável pela delicadeza e fluidez dos seus versos, pelo poder de transcender o real e nos fazer sonhar. Essa magia está presente nas 45 crônicas deste livro, nas quais a poeta aborda, em textos curtos, elementos e acontecimentos que partem do cotidiano e criam asas, luzes, cores, saltando da vida real para o universo dos sonhos.

Venda do livro site Amazon clique na foto Crônicas de Viagem Ao longo de sua vida, Cecília Meireles percorreu inúmeros países, deslumbrando-se com lugares, pessoas e coisas e revelando sua cultura, inteligência e sensibilidade. Organizados por Leodegário A. de Azevedo Filho, crítico literário e ensaísta já falecido e um dos maiores conhecedores da obra em prosa de Cecília, os 3 volumes que integram esta caixa trazem crônicas da autora publicadas em diversos jornais nas quais ela tece suas impressões e reflexões por ocasião de suas passagens por países como Argentina, Uruguai, França, Itália, Portugal, Holanda, Índia e Israel, além de algumas regiões do Brasil.

Poesia

  1. Espectros (1919)
  2. Nunca Mais... e Poema dos Poemas 
  3. Baladas para El-Rei (1925
  4. Viagem 
  5. Vaga Música(1942)
  6. Mar Absoluto e Outros Poemas
  7. Retrato Natural (1949)
  8. Romanceiro da Inconfidência (1953)
  9. Rosicler de Metal (1960)
  10. Salomão 
  11. Poesias Completas (1963)
  12. Poemas Escritos na Índia

Literatura Infantil

  1. Ou Isto ou Aquilo (1964)
  2. O Menino Azul(1979, póstumo)
  3. Colar de Carolina 

Prosa e Ensaios

  1. Viagem: Crônicas de Viagem
  2. Problemas de Literatura Infantil (1951)
  3. Cânticos 

Obras Póstumas e Coletâneas

  1. Cecília Meireles: Poesia Completa
  2. Flor de Poemas
  3. Escolha o Seu Sonho

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem