Cecília Benevides de Carvalho Meireles (1901–1964) foi um dos mais importantes poetas brasileiros, reconhecida por sua sensibilidade lírica e profundidade existencial. Também atuoso como educadora, jornalista e pintora, contribuindo significativamente para a cultura e literatura do Brasil. 7 de novembro de 1901, Rio de Janeiro, Brasil. Cecília perdeu os pais muito cedo (o pai antes de seu nascimento e a mãe aos três anos) e foi criada por sua avó materna. Esse início de vida marcado pela perda influenciou sua obra, que frequentemente aborda temas como o tempo, a morte e a transitoriedade.
Obras Publicadas em Destaque
Venda no site Amazon clique na foto O Menino Azul(1979, póstumo) Viajando pelo mundo do imaginário, este livro conta a história de um menino que está à procura de um burrinho para ser seu amigo em todas as horas. O menino imagina e descreve esse companheiro de aventuras com muitas características. Depois, como que num anúncio, é dito ao leitor que quem souber de um burrinho assim pode escrever ao Menino Azul. Com sua poesia leve e sensível, Cecília Meireles descreve os anseios da criança em conhecer tudo aquilo que é novo. O menino quer mais do que apenas um animal de estimação. Ele quer um amigo para que conversem, aprendam o nome das coisas, inventem histórias e descubram juntos o imenso jardim que é o mundo. As ilustrações de Camila Carrossine nessa nova edição caracterizam bem o mundo da imaginação pelo qual o menino passeia, mantendo a suavidade que interage muito bem com os versos do poema.
Venda do livro no site Amazon clique na foto Escolha o Seu Sonho: Cecília Meireles é inigualável pela delicadeza e fluidez dos seus versos, pelo poder de transcender o real e nos fazer sonhar. Essa magia está presente nas 45 crônicas deste livro, nas quais a poeta aborda, em textos curtos, elementos e acontecimentos que partem do cotidiano e criam asas, luzes, cores, saltando da vida real para o universo dos sonhos.
Venda do livro site Amazon clique na foto Crônicas de Viagem Ao longo de sua vida, Cecília Meireles percorreu inúmeros países, deslumbrando-se com lugares, pessoas e coisas e revelando sua cultura, inteligência e sensibilidade. Organizados por Leodegário A. de Azevedo Filho, crítico literário e ensaísta já falecido e um dos maiores conhecedores da obra em prosa de Cecília, os 3 volumes que integram esta caixa trazem crônicas da autora publicadas em diversos jornais nas quais ela tece suas impressões e reflexões por ocasião de suas passagens por países como Argentina, Uruguai, França, Itália, Portugal, Holanda, Índia e Israel, além de algumas regiões do Brasil.
Poesia
- Espectros (1919)
- Nunca Mais... e Poema dos Poemas
- Baladas para El-Rei (1925
- Viagem
- Vaga Música(1942)
- Mar Absoluto e Outros Poemas
- Retrato Natural (1949)
- Romanceiro da Inconfidência (1953)
- Rosicler de Metal (1960)
- Salomão
- Poesias Completas (1963)
- Poemas Escritos na Índia
Literatura Infantil
- Ou Isto ou Aquilo (1964)
- O Menino Azul(1979, póstumo)
- Colar de Carolina
Prosa e Ensaios
- Viagem: Crônicas de Viagem
- Problemas de Literatura Infantil (1951)
- Cânticos
Obras Póstumas e Coletâneas
- Cecília Meireles: Poesia Completa
- Flor de Poemas
- Escolha o Seu Sonho
Tags
Escritor